Menu
X
imagem

Os Desafios dos Jovens Advogados

No Brasil temos mais de 1 milhão e 100 mil advogados com seu cadastro regular, isto segundo a StartSe pesquisa realizada em 2019, uma escola de negócios que atua principalmente com profissionais da carreira jurídica. Ainda segundo esta pesquisa, a estatística é que, até 2032, chegaremos a 2 milhões, pois temos mais faculdades de direito no país do que em todos os países do mundo, com um pequeno detalhe, somando todos eles. Ainda com esta pesquisa, somos também o país com o maior número de Advogados do mundo, mas isto está bem claro não é!
Para tornar este desafio ainda maior, temos uma lei totalmente “arcaica” que beneficia apenas os advogados veteranos, pois estes já possuem uma grande carteira de clientes, a maioria destes são pessoas jurídicas que desembolsam altos valores mensais para manter suas consultorias e seus bens protegidos, ou quase protegidos…
Quanto à lei que temos atualmente, que trata principalmente da publicidade na advocacia, o Brasil é o mais atrasado dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, principalmente quando se trata da proteção de dados e da publicidade nas redes sociais e de comunicação em massa. Tendo sido criado em 1994, quando a internet era praticamente desconhecida por toda população mundial, o Estatuto da Advocacia da OAB, não mudou muito seus incisos para se adaptar à nova era digital, muito menos à quantidade de profissionais que vem se formando e adquirindo a carteira de ordem ano após ano. Sem falar nos mais de 400 mil bacharéis em direito que ainda não conseguiram a tão sonhada aprovação no exame de ordem….
Seja um Consultor Também
Por ter sido criado no mesmo período, o Código de Ética da OAB também se tornou arcaico, tendo em vista as mudanças no senário tecnológico que encontramos atualmente, no entanto, houve algumas mudanças para melhor atender aos anseios dos advogados que sofriam com a dura censura na publicidade da profissão. As mudanças foram sendo realizadas e aplicadas em meados de 2016, quando passa a ser admitido, como forma de publicidade, o patrocínio de eventos ou publicações de caráter científico ou cultural, mas apenas isto! no máximo um artigo de caráter informativo, ou uma rápida e discreta entrevista numa emissora de TV comentando determinado assunto, tomando o máximo de cuidado possível para não parecer indícios de captação.
Com a chegada e a viralização das redes sociais mais usadas no mundo, alguns jovens advogados chegam a se destacar até um pouco mais do que os veteranos, pois não vem com o paradigma construído durante anos de atuação num mercado estritamente competitivo, onde sobrevivia apenas quem tinha mais influência política e cultural. Estes jovens advogados aprenderam a atuar no mercado através de pequenos informativos de interesse público, os quais são disponibilizados de maneira bem discreta nas redes sociais, ou nos meios de busca como o YouTube, uma plataforma que disponibiliza vídeos para todo o tipo de público.  Mesmo assim, muitos advogados ainda encontram-se presos à vontade dos Advogados veteranos que presidem os mais altos cargos na OAB Nacional, que por sinal, já tem seus paradigmas formados. Aproveitando a “Nova Era Digital”, alguns advogados até conseguem atuar nestas redes sociais sem chamar muito atenção do Conselho de Ética, pois há um enorme risco de ser punido e perder ou ter sua inscrição suspensa.
Neste senário, cabe aos jovens advogados, clamar por uma atualização quase que completa, tanto no Estatuto, quanto no Código de Ética de sua categoria, vez que, tempo e cultura já não são mais as mesmas de 1994.
Para isto, é necessário o mínimo de consciência dos Dirigentes que estão nos maiores cargos da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como a mobilização dos Jovens advogados, clamando por tais mudanças e apresentando seus projetos, com a esperança de que haja uma mudança significativa, principalmente em relação à publicidade. Mas isso não é tão difícil, basta aprendermos um pouco com os países mais desenvolvidos e modelá-los, de maneira que possamos aplicar tais mudanças conforme a cultura da nossa nação…
E você? o que pensa em relação a este assunto? Deixe seu comentário:
Vitório Santos
Referências:
fecomercio.com.br/noticia/novo-codigo-de-etica-da-oab-traz-mudancas-significativas-para-a-advocacia
startse.com/noticia/mercado/15-maracanas-lotados-o-brasil-tem-advogados-demais-lawtech
vitorioferreira
Author: vitorioferreira

Nenhuma etiqueta encontrada!
Voltar Para Página Inicial

Endereço
Av. das Nações Unidas,
Cubatão, SP, CEP: 11525-130

Horário
Segunda–Sexta: 9:00–18:00
Sábados: 09h–12h

EMAIL:

contato@consultorjuridicodigital.com

Consultores em Destaque
novembro 12, 2020
outubro 24, 2020
Escritório em Destaque
outubro 24, 2020
Boletim informativo

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias e atualizações. Nós não fazemos spam.

© Copyright 2020 Consultor Jurídico Digital. Todos os Direitos Reservados